" DE MATHAJI PARA MATHAJI " Headline Animator

terça-feira, 20 de março de 2012

MAIONESE CASEIRA VEGANA SEM SOJA!

HARIBOL MATHAJIS!
Trago para vocês uma receita de maionese, sem ovos, sem leite e sem soja! Do blog dietasgsc, uma opção atraente para quem busca uma alternativa diferente ou para quem tem intolerância ao glúten e à soja.


INGREDIENTES:

- 1/4 de xícara de água
- 1/4 de xícara de azeite de oliva
- 1/2 colher das de chá de suco de limão
- 1/2 colher das de chá de vinagre de vinho branco
- 2 colheres das de chá de farinha de arroz
- 1 colher das de chá de araruta ou amido de milho
- 1 colher das de chá de CMC
- 1/2 colher das de chá de néctar de agave ou glicose de mandioca
- 1 pitada de sal

Modo de fazer:
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por 2 minutos. Leve a geladeira até por uma semana.


Ao gelar, ela fica mais consistente, mas se quiser que fique mais durinha, é só colocar um pouquinho mais de farinha e CMC.
Pode ser usada em qualquer receita que empregue a maionese tradicional.


Obs:C.M.C é  abreviatura de carboximetilcelulose um polímero hidrossolúvel derivado de celulose para uso alimentar. O produto é apresentado na forma de pó e tem coloração ligeiramente amarelada. 
O C.M.C. tem como propriedade principal uma grande capacidade de absorção de água.
O produto funciona primordialmente como espessante neutro, porém é também emulsificante, agente de suspensão homogenizante e aglutinante. É utilizado em vários alimentos pela indústria alimentícia como bolos, sorvetes, cremes, glacês.
É levemente laxante e saciador do apetite. Por isso, é algumas vezes usado em quantidades maiores em dietas de emagrecimento. Foi interessante ler sobre isso após algumas pesquisas, pois notei ao iniciar uma dieta sem glúten que duas fatias de pão pequenas já é o suficiente para saciar a minha fome. Antes da dieta eu precisava de um pão francês inteiro :)
Em grandes cidades como o Rio e São Paulo, é possível achar o CMC a granel, rende mais e é bem mais barato, em lojas como a Casa Pedro http://www.casaspedro.com.br/ .
É assim que compro e estoco como na foto acima.
Em cidades menores é possível achar o CMC comercializado pela arcolorhttp://www.arcolor.com.br/ em lojas que vendam material para boleiras e produção de doces.
Caso não saiba onde encontrar em sua cidade, entre em contato com a empresa pelo 0800-7090788 ou mande um e-mail para vendas3@arcolor.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO, OPINIÃO, CRÍTICA OU SUGESTÃO...LEMBRE-SE QUE ESTE BLOG É PARA INTERAGIR....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...